
Toda a gente vive fascinada pelo papel celofane. Há inumeros tipos de papel desde o papel reciclado ao papel de embrulhar, mas nenhum tem a magia no nome como tem o papel celofane. Celofane pertence ao grupo de palavras que mereciam um hino de 10 minutos tocado em xilofone e com uma letra a exaltar todas as suas qualidades. Como o saber não ocupa lugar e com a certeza que nunca é demais saber tudo que existe para saber sobre celofane deixo-vos aqui a devida explicação.
O celofane é um polímero natural derivado da celulose. Tem o aspecto de uma película fina, transparente, fexível e resistente a esforços de tensão, porém muito fácil de ser cortado. Outra de suas qualidades é ser biodegradável. Não resiste bem a humidade, já que tende a absorve-la.
É utilizado principalmente como envoltório. Foi muito usado na elaboração de fitas adesivas, porém substituído em grande parte por outros polímeros de qualidades mais apropriadas para tal uso.
Em algumas aplicações, a sua superfície é recoberta para complementar ou modificar suas propriedades.
A celulose tem um efeito piezoelétrico - curva-se ligeiramente sob a ação de um campo elétrico - isso já é sabido há muito tempo. Mas, ao contrário dos cristais piezoelétricos, que "dão um tranco", o efeito subtil notado na celulose até hoje não tinha ainda atraído muito a atenção dos cientistas.
Viva o papel e principalmente Viva o Celofane !